Compartilhe!

Conheça os remédios indicados e contraindicados para o tratamento da dengue

A dengue voltou com tudo em 2024. Diversas cidades brasileiras vivem uma epidemia da doença desde o início do verão, por isso saber as melhores formas de prevenir e se cuidar é fundamental para manter o seu bem-estar. E como há muita desinformação disseminada nas redes sociais, é importante entender as indicações e contraindicações em casos de suspeita de dengue.

Na hora de comprar remédios, por exemplo, além de garantir o desconto Drogasil para comprar mais barato, é fundamental saber quais remédios são indicados e quais são contraindicados. Isso é essencial para evitar que a doença se prolongue e a pessoa sofra com outros problemas de saúde.

Quais são os principais sintomas da dengue?

A dengue é uma doença que pode atingir as pessoas de diversas formas, desde casos mais leves até mais graves. Geralmente, os sintomas mais comuns da dengue são:

  • Febre alta;

  • Dores musculares;

  • Manchas vermelhas;

  • Cansaço excessivo;

  • Dor de cabeça e no fundo dos olhos;

  • Falta de apetite;

  • Dores abdominais.

Em casos mais graves, o paciente também pode apresentar sangramento de mucosas e outros tipos de hemorragia, dores abdominais muito intensas, vômito persistente, tonturas, queda de pressão, convulsões, entre outros sintomas.

O mais indicado é procurar um médico ao sentir os primeiros sintomas da doença. Isso é crucial para a recuperação rápida, já que o médico pode diagnosticar e indicar o melhor tratamento.

Quais remédios tomar em casos de dengue?

Nos casos mais leves de dengue, os sintomas podem durar entre 2 e 7 dias. E alguns remédios são bastante indicados para ajudar no tratamento dos sintomas e combater o vírus da dengue, para que o paciente se recupere plenamente. Confira abaixo quais remédios você pode tomar em casos de dengue:

  • Paracetamol e Dipirona: esses analgésicos e antitérmicos conseguem aliviar sintomas como dores no corpo e febre;

  • Metoclopramida e Bromoprida: são antieméticos e servem para combater sintomas como náuseas e vômito;

  • Loratadina: medicamento antialérgico que ajuda a aliviar a coceira intensa na pele causada pela dengue.

Quais remédios são contraindicados para a dengue?

Esse tópico é muito importante. Alguns remédios são contraindicados em casos de dengue. Confira quais são eles abaixo:

  • Aspirina e AAS: medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, substância que pode afetar a coagulação do sangue, o que é um risco para pacientes com dengue;

  • Ibuprofeno e nimesulida: medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais que aumentam as chances de sangramento, por isso não são indicados em casos de dengue;

  • Ivermectina: no início do ano, a ivermectina foi apontada nas redes sociais como medicamento eficiente para a dengue, o que não é verdade. Esse remédio é um antiparasitário que não tem efeito comprovado para combater a dengue.

Como prevenir a dengue?

A transmissão da dengue é feita pela fêmea do mosquito Aedes aegypt. Ao ser picada pelo mosquito, o vírus se instala no corpo da pessoa infectada e ela começa a apresentar os sintomas. A forma de proliferação do mosquito é a água parada, em que a fêmea deposita os ovos do mosquito.

Confira abaixo algumas dicas simples para se proteger contra a ação do mosquito:

Elimine focos de água parada

A dica mais comum é a eliminação dos focos de água parada. Deixar a caixa dágua ou a piscina aberta, não limpar cantos de vasos de plantas e outros objetos deixados ao ar livre são ações que ajudam no acúmulo de água e facilitam a proliferação do mosquito.

Aplique inseticidas e larvicidas nos focos de água parada

Os produtos inseticidas e larvicidas também são aliados contra a dengue. Com todo o cuidado, você pode usá-los nos focos de água parada, tanto na parte externa como interna da sua casa.

Use repelente

Para quem trabalha ou faz outras atividades na rua, uma dica indispensável é o uso de repelente. Esse produto ajuda a manter os mosquitos afastados da pele e isso evita a picada. Então, antes de sair de casa, passe repelente nas partes expostas do seu corpo, como braços, pernas e pescoço.

Instale telas de proteção em janelas e portas

A instalação de telas de proteção em janelas e portas pode ajudar a proteger você dentro de casa. Esses equipamentos conseguem criar uma barreira de proteção que evita que os mosquitos da dengue entrem no seu lar.

Com as nossas dicas, você pode tomar todas as precauções e seguir o melhor tratamento para prevenir e se recuperar da dengue. Lembre-se de procurar um médico logo ao sentir os primeiros sintomas para tratar a doença e evitar que ela se desenvolva para algo mais grave.

Deixe seu comentário