Compartilhe!

Os 119 anos de nascimento de Frei Damião, o Apóstolo da Misericórdia, estão sendo lembrados pelos frades capuchinhos, no Convento de São Félix de Cantalice, no bairro do Pina, em Recife.. A comemoração vem acontecendo desde ontem, 04, e continua hoje, domingo, 5 de novembro. Durante os dois dias, fiéis, devotos e romeiros estão participando de missas, vigília de louvor, santo terço, adoração e shows.

20171102161634618206e
Devotos visitarão o convento de Frei Damião, no Pina. Foto: Arquivo/DP

No sábado (4), a programação começou a partir das 17h, com celebração da Missa Solene, presidida pelo bispo emérito de Nazaré da Mata, Dom Frei Severino. Em seguida, às 18h30, aconteceu o Santo Terço Mariano. Às 19h, os fiéis participaram do show com o cantor Walmir Alencar, acompanhado do Ministério Adoração e Vida. Dando continuidade as comemorações, às 20h, foi realizada a adoração e bênção do Santíssimo Sacramento. Finalizando a noite, às 21h, ocorreu a vigília de louvor e adoração em súplica por cura e libertação, com frei Severino Vieira. Neste domingo, 5 de novembro, dia do nascimento do missionário capuchinho, serão realizadas missas em homenagem ao aniversariante, nos seguintes horários: 6h, 9h, 11h e 17h.

Frei Damião nasceu em Bozzano, na Itália, em 5 de novembro de 1898. Aos 33 anos de idade, deixou o país europeu para ser missionário no nordeste brasileiro. O religioso dedicou os 66 anos de vida no Brasil para percorrer as cidades nordestinas, realizar missas, orações e ouvir confissões. O frei morreu no dia 31 de maio de 1997, no Recife, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Para muitos nordestinos, Frei Damião é considerado santo. Por isso foi aberto um processo de beatificação e canonização em maio de 2003. Além de homenagear o apóstolo da misericórdia, a comemoração tem como objetivo manter viva a memória do servo de Deus que se tornou um ícone religioso e cultural em nosso meio, transmitindo para as novas gerações o testemunho da sua vida e santidade, a partir de fatos concretos no sertão nordestino do Brasil.

 

Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário