Compartilhe!

Bosco 5Durante essa semana a CONACS (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde) esteve em Brasília com a presença de todos os diretores e demais dirigentes, representantes de todos os estados brasileiros, para a realização da Plenária anual da entidade. Na oportunidade a CONACS reagrupa e se fortalece internamente.

A luta da CONACS é pela derrubada dos 16 vetos presidenciais da Lei Ruth Brilhante, lei que determina as atribuições dos ACS e ACE e assegura à profissão.

Houveram também nesse período reuniões importantes para a derrubada dos vetos, como o encontro com senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). A CONACS reivindicou ao senador a derrubada dos vetos e ele se comprometeu a tentar, junto ao governo federal, uma maior mobilização para a derrubada dos vetos.

A CONACS esteve também com vários outros líderes, tanto na câmera, como no senado, para tentar sensibilizar as lideranças políticas. A caravana do estado do Piauí, esteve reunida com Silas Freire, líder do partido PODEMOS, juntamente com mais 19 deputados e senadores que estão apoiando a derrubada dos vetos.

Bosco 1A CONACS também, dentro dessa mobilização, conseguiu uma agenda com o ministro da Saúde Ricardo Barros, exigindo dele uma mediação do Ministério da Saúde junto à Casa Civil pela derrubada dos vetos.

Além de todo esse empenho, foi instituído um Grupo de Trabalho, com a presença do Ministério da Saúde, Casa Civil, Ministério do Trabalho, Ministério da Seguridade Social, Ministério do Planejamento e Ministério da Justiça que em 15 dias dará seu parecer sobre os vetos. A intensão é que todos estejam no estudo, em consenso, para apresentar ao presidente da República e consequentemente derrubar os vetos.

Em todas essas lutas o SINDACSE (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias de Patos e Região) esteve presente, através do seu presidente Bosco Valadares. “Nossos dirigentes visitaram todos os gabinetes de senadores e deputados para que eles sejam favoráveis à derrubada dos vetos e vamos continuar nessa luta em prol dos agentes de saúde e de endemias.

Assessoria

Deixe seu comentário