Compartilhe!

cruzdameninaDepois de 70 anos de romaria a cidade de Patos ganhou o Parque Turístico Religioso Cruz da Menina, o único monumento referencial que atrai visitantes do mundo inteiro, estrutura viabilizada pelo Governo da Paraíba, na gestão de Ronaldo Cunha Lima, com inauguração em 24 de outubro de 1993.

Com a celebração de comodato com a Diocese surgiu uma maior expectativa com relação à manutenção e possíveis modificações que pudessem melhorar o espaço, dentro do que preceitua a arquitetura de Régis Cavalcante, a quem compete acompanhar toda e qualquer modificação.

Aconteceu o mais improvável e a surpresa do ativista cultural, radialista, jornalista, historiador, escritor e presidente da ASTRAL – Associação do Trabalhador Cultural, Damião Lucena, foi a mais desagradável possível, em quase meio século de acompanhamento ao referido espaço. Se deparou durante uma visita rotineira na manhã desta segunda-feira, 13 de agosto de 2018, com o que considerou afronta ao bom senso e desrespeito a história de Patos: construção de alvenaria para a colocação de equipamentos e instalação de uma antena, ao seu ver de rádio, com extensões de cabos de aço, descaracterizando a estrutura e colocando em risco a vida dos visitantes. Sua reação foi imediata, a partir das redes sociais, com postagem no Facebook: “Surpresa desagradável hoje: visitando o Parque Turístico e Religioso Cruz da Menina presenciei a instalação de uma antena (acho que de uma rádio), com a construção de uma estrutura para a instalação de equipamentos e cabos de aço em vários pontos, descaracterizando o nosso único ponto turístico religioso. Será que o arquiteto Régis Cavalcante, autor do projeto, foi consultado? Ao meu ver um golpe covarde em nossa Cultura”.

 Os questionamentos foram imediatos, inclusive no sentido de que a referida antena poderia ter sido colocada em terreno fora do Parque, sem trazer prejuízos para o monumento e a história. Além do mais, o que mais intriga, segundo o denunciante, é que houve autorização da própria Igreja, setor que, ao seu ver, na condição de administradora por cessão deveria ter a maior preocupação com o aspecto da preservação. O fato será comunicado aos órgãos de preservação e governo do Estado da Paraíba, com pedido de providência urgente, na concepção de que o Parque Turístico Religioso Cruz da Menina é, antes de tudo, um patrimônio do povo de Patos.

Deixe seu comentário