Raimundo Soares de Lima
Compartilhe!

A reportagem do Blog do Jordan Bezerra esteve, na manhã deste domingo (30), na Barragem de Capoeira para verificar a sua real situação. Na visita, comprovamos o fato de que a Barragem está em condição delicada e preocupante, pois desde o dia 21 de novembro que entrou no seu volume morto. Outra coisa a lamentar além dá situação crítica é o abandono do manancial, no que tange à vegetação na parede e nos arredores do sangradouro.

ca700b94b1b38281de6b1d6b6930c962A barragem de Capoeira foi concluída há 34 anos, no governo de Wilson Braga, em 1984. Fica localizada no município de Santa Terezinha-PB, sertão do estado.

Os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) estão defasados, pois a última cota foi de 02 de dezembro, ou seja, quase um mês. A reportagem verificou os dados às 8h de hoje (30), que consta 4,64%, o que corresponde a 2.481.240 m³. Lembrando que o manancial tem capacidade hídrica de 53.450.000 milhões de m³.

O Blog do Jordan Bezerra conversou com o agricultor Raimundo Soares de Lima, mais conhecido por Chimba, que inclusive trabalhou na construção da barragem de Capoeira, em 1982. Para ele, esse é pior momento que vive o manancial, pois se encontro com seu volume aproximadamente com 4% de sua capacidade.

“Eu nunca vi este açude nesta situação. Trabalhei aqui e vivo todos os dias. Sei pela medição das pedras, e hoje ela está ainda mais seca. Se continuar como está, acredito e vai faltar água para a população das cidades que dependem deste manancial. Não tem mais como cavar sequer um poço. Nunca vi uma situação triste como essa”, lamenta Chimba.

A barragem de Capoeira abastece as cidades de Santa Terezinha, Patos e São José do Bonfim. Os principais afluentes da barragem são rios de Mão D’água, Imaculada e Matureia, regiões onde choveu menos que em Santa Terezinha em 2018.

Blog do Jordan Bezerra

 

Deixe seu comentário