Compartilhe!

A Central de Regulação e Marcação de Consultas, órgão da Secretaria de Saúde de Patos, vai passar por mudanças. As grandes filas, muito comum no local, podem acabar em breve, já que está em fase final a descentralização do processo de marcação de consultas e exames, que deverá voltar a ser feito nas Unidades Básicas de Saúde, sem precisar mais o paciente ter que ir até a Central.

Segundo a gerente da Central de Marcação, Yara Dayane, os usuários vão deixar as solicitações na própria UBS que forem atendidos e no final do dia tudo será recolhido e encaminhado para a Central.

“O paciente é atendido na unidade de saúde, entrega sua marcação na recepção e todos os dias o maloteiro vai passar na unidade para trazer para a central de marcação. Ao chegar aqui, nós iremos classificar de acordo com o critério da descrição médica: aquele paciente que é urgente, aquele que é prioritário, aquele que é eletivo e assim a gente vai marcar”, enfatizou.

O prazo de 48 horas ou até 10 dias é o tempo estimado para o paciente voltar a unidade de saúde e pegar a marcação para fazer a consulta ou exame, que já estará marcado.

“Nós vamos devolver as marcações para as unidades pra que elas também façam a busca ativa de pacientes e avalie o diagnóstico atual deles, isso é a demanda reprimida, e devolva para a Central.  Lembrando que estamos descentralizando apenas as marcações de consultas e exames realizados em Patos. A regulação, que são os pacientes que vão para Campina Grande e João Pessoa, continua sendo feita na aqui Central”.

Outra novidade é a mudança do local onde funciona hoje a Central de Marcação, que agora será na Rua Fenelon Bonavides, na Brasília, na casa onde morou o ex-prefeito de Patos Rivaldo Medeiros.

“Estamos mudando de local. Vamos sair desse espaço, que é muito pequeno, e iremos para outro bem maior”, finalizou.

 

Portal TV Sol

Deixe seu comentário