Cachorros de rua no bairro Brasília, em Patos. (Foto: Folha Patoense)
Compartilhe!

O prefeito interino de Patos, Sales Júnior, recebeu, na manhã desta quinta-feira, dia 23 de maio, o representante da ONG Adota Patos, Rafael Gomes, e o vereador Capitão Hugo. Acompanharam a reunião, o procurador do município, Jonas Guedes, e o chefe de gabinete, Paulo Marinho.

thumb 4Na ocasião, foram acertados os pontos relacionados à castração de animais de rua, como sala de castração, canil, funcionários e material para procedimento cirúrgico.

“A reunião foi muito proveitosa. O prefeito já disponibilizou a seção do prédio para que seja dado andamento ao projeto sala de castração, bem como nos garantiu que o canil municipal vai permanecer sob a guarda da Prefeitura e que vai ser dado todo o apoio que já vinha sendo dado ao pessoal que ali trabalha, bem como aos animais também”, explicou Rafael.

O presidente da ONG ainda informou que, a princípio, dois funcionários permanecerão no canil dando suporte e que uma planilha será apresentada ao prefeito com custos e quantidade de animais de rua que serão castrados. “Vamos sentar e montar essa planilha para que seja dada a contrapartida do município para que nós possamos dá início às castrações”, disse.

Rafael lembrou que o Conselho de Medicina Veterinária determinou que o canil municipal não pode mais receber nenhum animal. O projeto da sala de castração objetiva minimizar a super população de cães e gatos. “Hoje, nem o Adota Patos e nem a Prefeitura de Patos têm condições de recolher todos esses animais que se encontram na rua porque não temos espaço para colocá-los”, explicou.

Rafael Gomes ainda orientou à população que não solte animais nas ruas, uma vez que existe o Código de Proteção Animal Estadual, bem como as leis federais. Ele alertou que bater no animal e abandoná-lo configura maus- tratos, sendo que a pessoa que assim o fizer fica passível de responder perante à justiça. Ele ainda acrescentou que o Adota Patos irá reforçar a fiscalização com relação a essas práticas de abandono e lembrou à população que a cidade de Patos conta com um Hospital Veterinário que isenta de pagamento de atendimento aquelas que possuem Bolsa Família.

O prefeito interino, Sales Júnior, também recebeu nesta manhã o vereador Capitão Hugo que sugeriu a criação de um espaço verde em Patos para as famílias usufruírem da área com parques, ciclovia, postes com iluminação solar, campinhos de futebol e de vôley.

“Mostrei agora ao prefeito a viabilidade de se construir com recursos praticamente zero, apenas utilizando enchedeira, madeiras para traves e pneus, uma praça altamente sustentável”, explicou.

Está agendada para a próxima quarta-feira, dia 29 de maio, uma visita ao local, para averiguação da viabilidade da criação do espaço.

 

Portal 40 graus com Coordecom 

Deixe seu comentário