Feixes de luz cruzaram o céu paraibano de um lado a outro, se encontrando do lado oposto ao Sol. (Foto: Divulgação/Marcelo Zurita/APA)
Compartilhe!

Raios anticrepusculares foram vistos na Grande João Pessoa, na segunda-feira (2). Eles surgem com o pôr do Sol e chamaram a atenção nesse começo de março por causa da intensidade da aparição, que foi maior no dia 2. (Veja as imagens no ClickPB)

Feixes de luz cruzaram o céu paraibano de um lado a outro, se encontrando do lado oposto ao Sol. De acordo com informações do astrônomo amador Marcelo Zurita ao ClickPB, “esse fenômeno é conhecido como “raios anticrepusculares”, que são, na prática, os mesmos raios crepusculares, visto antes do nascer ou após o pôr do Sol. Quando há nuvens no horizonte bloqueando parcialmente a luz solar, eles aparecem como feixes paralelos de luz que, devido à perspectiva do observador, parecem convergir para o ponto “antisolar”, na direção exatamente oposta ao Sol.”

Ainda segundo explicou Zurita ao ClickPB, os raios anticrepusculares são mais fracos que os crepusculares (vistos na mesma direção do Sol), mas nos dias com mais umidade no ar, esses feixes de luz refletem mais na atmosfera e se tornam mais evidentes. Então, apesar de não ser um fenômeno raro, não é tão comum de ser percebido.

O fenômeno também foi registrado por uma câmera do Clima ao Vivo, que mantem uma rede de câmeras em todo o país para registro em tempo real de imagens do tempo. No vídeo time-lapse (tempo acelerado) é possível ver a evolução do fenômeno em poucos segundos.

Deixe seu comentário