Patos (Foto: reprodução)
Compartilhe!

O número de casos de Covid-19 em Patos registrou uma desaceleração na primeira quinzena de julho em relação aos últimos quinze dias de junho. Foram 87 casos a menos neste período.

Isto pode demonstrar que o pico da pandemia já passou, com uma tendência de estabilização dos casos, porém estamos longe de comemorarmos vitória ou permitir a abertura total da economia.

Para se ter uma ideia, nos primeiros quinze dias do mês de julho, a Capital do Sertão registrou 546 casos do novo coronavírus, contra 633 infectados na última quinzena do mês de junho, uma diminuição de 13,74%.

Patos teve nova classificação contida no ’Plano Novo Normal’, do Governo da Paraíba, saindo da bandeira laranja para amarela.

O chefe da Vigilância Sanitária de Patos, João Paulo Lacerda, informou que só foi possível devido o quadro de estabilização dos casos, mas que não significa dizer que devemos relaxar quanto às medidas preventivas e de isolamento.

Dentro da nova classificação, está permitida uma abertura maior da economia podendo funcionar atividades essenciais, como agropecuária; cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais; bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários e seguradoras; empresas de telecomunicação, comunicação e imprensa; distribuidoras e geradoras energia, atividades de extração, produção, siderúrgica e afins; transporte, armazenagem, empresas de logística, Correios e manutenção de veículos automotores; supermercados e afins; serviços de Saúde; tratamento de água e esgoto e coleta de resíduos; administração pública (observada a adoção regimes home office), além de hotéis, pousadas e afins; comércio; shoppings centers; comércio popular (camelôs) e serviços em geral; escolinhas de esporte sem contato físico (natação e tênis, por exemplo).

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, revelou que o Estado estaria atingindo o estágio de platô, com tendência de queda de ocupação no número de leitos de UTI adultas de casos de Covid-19.

O mesmo pode ser considerado com relação a Patos. João Paulo Lacerda disse que tudo vai depender do isolamento social da população para sabermos como a curva de casos vai se comportar nos próximos dias, mas que de fato considera que a cidade entrou no período platô.

Os dados podem ser comemorados, porém, a cidade só sentirá o reflexo das medidas tomadas esta semana de maior flexibilização da economia nos próximos dias, ou seja, lá para o dia 29 quando se completa quinze dias do novo decreto baixado pelo prefeito Ivanes Lacerda.

Vicente Conserva – Portal 40 Graus

Deixe seu comentário