João Azevêdo (Foto: Francisco França/Secom-PB)
Compartilhe!

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), anunciou nesta segunda-feira (25), no programa ‘Conversa com o Governador’ que a Rede Estadual de Ensino contará com mais 73 Escolas Cidadãs Integrais em 2021. Segundo o governador, com a ampliaação, 72 novos municípios terá o modelo de ensino, com 15.150 novas vagas. Assim, todos os 223 municípios do território paraibano serão contemplados com as Escolas Cidadãs Integrais. A pré-matrícula nas escolas com novo modelo já está disponível a partir das 17h, através do site da Secretaria de Educação.

Na expansão, das 73 novas escolas, 25 serão técnicas, ou seja, oferecerão cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, com novos cursos técnicos implantados na Paraíba nas áreas de Gestão e Negócios; Produção Cultural e Design; Recursos Naturais; Produção Industrial e Controle e Processos Industriais.

Assim, uma Rede passará a ter 302 escolas integrais, das quais 124 cursos técnicos. Com as novas escolas, a Rede Estadual de Ensino vai ofertar um total de 74.569 vagas para alunos em tempo integral na Paraíba neste ano.

“Nós estamos atingindo a meta de ter pelo menos uma Escola Cidadã Integral em cada município da Paraíba em 2021, antecipando em um ano essa ação. Isso é muito importante porque essas escolas têm dado um retorno muito grande na qualidade de ensino, nenhum envolvimento dos alunos e na possibilidade de gerar novas alternativas ”, comentou o governador João Azevêdo.

“Alcançar todos os municípios paraibanos com oferta de ensino em tempo integral era uma promessa a ser cumprida porque sabemos a diferença que esta modalidade de ensino faz na vida dos estudantes, incluindo escolas que passam a ofertar cursos técnicos integrados ao ensino médio. Estamos comprometidos com o futuro dos nossos jovens e com as oportunidades que um ensino público de qualidade pode gerar ”, disse o secretário de Educação, Cláudio Furtado.

O Programa Escola Cidadã Integral é um modelo de escola pública que tem uma proposta de organização e funcionamento em tempo único integral. É uma política pública e está inserida no Plano Nacional de Educação, de acordo com a meta 6: “Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica ”e também no Plano Estadual de Educação.

O programa tem foco a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida. Essas escolas são organizadas com salas temáticas, laboratórios de informática, ciências e outros espaços de vivências, onde os jovens podem transitar, a partir do seu projeto de vida, em suas competências cognitivas e socioemocionais, de forma a desenvolver como suas potencialidades.

Escolas Cidadãs Integrais Técnicas

Dentro dessa proposta existem também como Escolas Cidadãs Integrais Técnicas. Elas seguem o mesmo modelo que a Escola Cidadã Integral, mas têm como diferencial os cursos técnicos, que visam à formação dos jovens para atuarem no mercado de trabalho. Ambas têm como foco proporcionar aos jovens se reconhecerem como protagonistas em seus locais de atuação.

O Programa de Educação Integral tem um currículo diversificado e com organização curricular flexível. O currículo escolar conta com as disciplinas obrigatórias da base, parte diversificada, componentes integradores e também como disciplinas eletivas que são elencadas a partir da escolha dos estudantes de acordo com seu interesse a aptidão.

Jornal da Paraíba

Deixe seu comentário