Araraquara (Foto: Ana Marin/G1)
Compartilhe!

Pela primeira vez após 44 dias, Araraquara (SP) não registrou óbitos por Covid-19 em 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (26).

A cidade de 240 mil habitantes teve 10 dias de ‘lockdown’ em fevereiro e registrou queda de casos e mortes pela doença.

São 318 óbitos causadas pela doença desde o início da pandemia, sendo que 113 (35,5% do total) ocorreram em março.

A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva caiu para 91% (1 ponto percentual a menos que quinta). Já os leitos de enfermaria estão com 81% de ocupação (5 pontos percentuais a mais que quinta).

O município também registrou nesta sexta mais 43 casos da doença e chegou a 16.957.

Efeito do ‘lockdown’

A cidade foi a primeira cidade do estado de São Paulo a restringir a circulação de pessoas – a não ser para ir trabalhar ou buscar atendimento médico. Em 21 de fevereiro foram fechados até serviços essenciais, como supermercados e postos de gasolina, e houve a suspensão do transporte público.

Um dia antes, a cidade havia batido o recorde diário de casos confirmados, com 248 registros, o correspondente a 46% das testes analisados. O município vivia uma crise hospitalar que chegou a beira do colapso.

Para a prefeitura, a mudança do perfil da doença, que havia sido controlada por todo ano de 2020 na cidade, está relacionada a introdução da variante brasileira do novo coronavírus, identificada como P.1 e encontrada pela primeira vez em Manaus (AM). Um estudo do Instituto de Medicina Tropical da USP encontrou a variante brasileira em 93% dos casos analisados na cidade.

A medida, que a prefeitura chamou de ‘lockdown total’, teve flexibilização para a abertura de comércios de alimentos a partir do 7º dia. Após esse período, a cidade voltou a integrar o Plano SP, primeiro na fase vermelha e, agora, na fase emergencial.

Após um mês de ter decretado confinamento, a cidade teve redução de 39% no número de mortes e de 57,5% nos casos.

Mortes

O número diário de mortes por Covid-19 começou a cair algumas semanas após o confinamento. Só para se ter uma ideia, do último sábado (20) até esta sexta-feira (26) foram registrados 14 óbitos, o que é correspondente a metade do que foi confirmado nos sete dias anteriores (13 a 20/3), que teve 28, e a um terço do registrado 15 dias antes (6 a 12/3), quando houve 42 óbitos.

Tomando como base o período do confinamento, que foi iniciado em 21 de fevereiro, já é a terceira semana de queda.

Novos casos

Araraquara registrou mais 43 casos, dos quais, 31 positivos são o equivalente a 7% de 446 amostras analisadas nos serviços públicos de saúde, e 12 foram positivados em laboratórios particulares.

Do total de confirmados, 316 permanecem em quarentena e 16.323 já saíram. Aguardam resultado de exames 444 amostras.

Internações

Hoje, 205 pacientes estão internados, 9 a mais que quinta. Destes, 117 estão em enfermaria – 7 suspeitos e 110 confirmados – e 88 estão na UTI – 2 suspeitos e 86 confirmados.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 23 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 25 pacientes e o Hospital de Campanha tem 51 pacientes.

Do total de 205 internados, 105 são moradores de Araraquara e 100 (48,8%) são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 50 estão em Enfermaria e 50 estão em UTI.

Os 100 pacientes de outros municípios residem em outros municípios paulistas: Americana, Américo Brasiliense (14), Araras (3), Borborema (2), Gavião Peixoto (2), Ibaté (5), Ibitinga (3), Jaboticabal, Jaciara, Jardinópolis, Leme (3), Macatuba, Maracaí, Motuca, Naviraí, Nova Europa (5), Parisi, Piracicaba, Pitangueiras, Rincão (5), Santa Bárbara do Oeste, Santa Ernestina, Santa Lúcia (3), Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos (30), Tabatinga, São José do Rio Preto, Tabatinga (4) Taquaritinga, Valentim Gentil e Viradouro.

Há ainda pacientes de outros estados: sendo um de Palmas (TO), um de Quirinópolis (GO) e um de São Gabriel do Oeste (MS).

G1 SP

Deixe seu comentário