Compartilhe!

A Paraíba já perdeu seis prefeitos para o novo coronavírus. O último gestor a perder a vida por complicações da doença foi Dr. Lauri Ferreira, prefeito do município de Brejo dos Santos, no Sertão da Paraíba.

Dr. Lauri tinha 74 anos e após ser diagnosticado com a doença, foi transferido para um hospital de João Pessoa onde passou mais de duas semanas internado, mas não resistiu e morreu no último sábado (12).

A reportagem do Notícia Paraíba entrou em contato com George Coelho, presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup). Geroge lamentou as mortes e destacou que a entidade tem se esforçado para incluir os gestores como grupo prioritário no Plano Nacional de Imunização (PNI), já que os prefeitos estão lidando diariamente com a pandemia e colocando suas vidas em risco, prova disso, segundo ele, são as constantes mortes registrados no estado e em todo país.

“Lamentamos profundamente essas mortes e atribuímos ao enfrentamento da pandemia nos municípios. Os gestores estão in loco fazendo com que as ações de enfrentamento prossigam. Nos solidarizamos com cada família enlutada e estamos cobrando que os gestores entrem no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19″, afirmou.

No dia 5 de junho, o prefeito de Riacho de Santo Antônio, Cariri da Paraíba, Gilson Lima, faleceu  vítima da Covid-19. Gilson tinha 45 anos e contraiu o vírus desde o dia 23 de maio, estava cumprindo a quarentena, mas devido ao agravamento dos sintomas, precisou ser hospitalizado. O gestor foi levado para o Hospital Pedro I em Campina Grande, referência no tratamento da Covid e chegou a ser intubado, mas não resistiu as complicações da doença e faleceu neste sábado (5).

O prefeito da cidade de Pitimbu, Litoral Sul do estado, Jorge Luiz, faleceu no dia 31 de abril. O gestor tinha 43 anos e estava internado no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, após ser diagnóstico com o vírus, mas não resistiu e faleceu.

Em junho de 2020, o prefeito licenciado de Guarabira, Zenóbio Toscano, morreu também após ter sido contaminado com o vírus. Zenóbio sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, foi internado e também diagnóstico com a doença. Ele não resistiu e morreu dias depois.

Em julho de 2020, foi confirmada a morte de mais um prefeito do estado em decorrência da doença. Manoel Batista Chaves Filho, conhecido como Manoel da Lenha (PSD), era prefeito do município de Ingá e faleceu  por Covid-19 aos 64 anos, no Hospital Santa Clara, em Campina Grande, onde estava internado para tratamento da doença.

A prefeita do município de Coremas, Francisca das Chagas (PDT), conhecida como Chaguinha de Edilson, foi mais uma gestora pública que não resistiu as complicações do novo coronavírus. A prefeita tinha 62 anos e estava internada desde o dia 9 de março, em um hospital particular, em João Pessoa. Ela morreu duas semanas depois.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios, em todo o Brasil, quase 40 prefeitos morreram em decorrência do coronavírus desde o início da pandemia, desses, seis eram da Paraíba.

Notícia Paraíba

Deixe seu comentário