Patos (Foto: reprodução)
Compartilhe!

O avançar da vacinação da população patoense contra a Covid-19 começou a produzir resultados bem mais positivos nos últimos dias. Com quase 50% da população alvo vacinável tendo tomado a primeira dose, a média de casos da doença caiu vertiginosamente em julho em relação ao mês de junho em Patos.

Passados treze dias do mês, a média diária de casos está em 32,92 dos 428 infectados contra 82,06 de junho. A queda é de 59,88%.

Junho foi considerado o mês mais infeccioso até agora com 2.462 casos registrados e 41 óbitos.

O município de Patos já aplicou a primeira dose da vacina contra a covid-19 em 42 mil habitantes, segundo informações do vacinômetro do Ministério da Saúde.

O quantitativo que representa 48,83% de toda a população vacinável de Patos, composta por 86 mil habitantes, considerando a estimativa populacional do IBGE no ano de 2020.

A cidade já aplicou a segunda dose ou a dose única em 15.321 moradores, total correspondente a 19,22% da população vacinável de Patos, segundo o Ministério da Saúde.

Até o momento, Patos registra a aplicação de 53.913 doses de vacina contra a covid-19, dentro do Plano Nacional de Imunização.

Volta a bandeira amarela

De acordo com a 29ª avaliação do Plano “Novo Normal Paraíba”, em vigência desde o dia 12 de julho de 2021, a cidade de Patos está classificada com a bandeira amarela.

O plano é desenvolvido pela Secretaria de Saúde e pela Controladoria Geral do Estado e é baseado em indicadores como a quantidade percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social. Portanto, podemos considerar que a exemplo de outras cidades paraibanas, Patos vem avançando consideravelmente nas medidas preventivas contra a Covid-19.

O secretário Municipal de Saúde, Leônidas Dias, destacou que o retorno do município à bandeira amarela, sinaliza acima de tudo, que a vacinação contra a Covid está avançando e gerando resultados positivos.

Além da vacinação, o secretário também citou como ações importantes para o combate da pandemia, a elaboração e execução dos decretos estaduais e municipais com medidas restritivas, medidas educativas e orientação sobre o distanciamento social, e ampliação da testagem em massa, que neste momento conta com a parceria da organização Médicos Sem Fronteiras.

Vicente Conserva – Portal 40 Graus

Deixe seu comentário