Hamilton Mourão - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhe!

Em sua estreia solo na política, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (Republicanos-RS), surpreendeu. Com uma boa margem de votos, ele venceu a disputa pelo Senado no Rio Grande do Sul, batendo dois adversários tradicionais — o ex-governador Olívio Dutra (PT) e a ex-senadora Ana Amélia (PSD).

A estratégia do general foi apostar no prestígio de  Jair Bolsonaro (PL) com os gaúchos e colar sua imagem ao presidente. Para conquistar os gaúchos, Mourão primeiro teve que mostrar a identificação com a terra natal. Ele nasceu em Porto Alegre e, durante a carreira militar, foi comandante da Região Sul, baseada na capital.

Já no começo da campanha, o vice-presidente divulgou um vídeo em que o titular do Palácio do Planalto declara apoio. Bolsonaro e Mourão protagonizaram diversos embates públicos, o que esgarçou a relação entre ambos durante o governo.  Apesar das divergências, ambos pensam da mesma maneira sobre alguns temas polêmicos. Os dois são críticos do Supremo Tribunal Federal, fazem ressalvas à imprensa por denunciar planos conspiratórios e se colocaram como obstáculo ao avanço esquerdista. Mourão deve ser braço forte do bolsonarismo no Senado Federal.

Veja

Deixe seu comentário