Patos (Foto: arquivo Folha Patoense)
Compartilhe!

O El Niño, fase positiva do padrão El Niño Oscilação Sul (ENOS), segue ativo e bem intenso sobre o Oceano Pacífico Tropical. Após 6 meses de contínua intensificação, agora o El Niño está atingindo seu pico de intensidade máxima e muito em breve começará a enfraquecer, com isso, muitos modelos começaram a apostar em quando o El Niño acabará!

O atual evento de El Niño entrará para a história como um dos 5 El Niños mais fortes dos registros! Mesmo assim, isso não significa que ele será um Super Niño!

De acordo com a última atualização da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration, em inglês), todas as regiões de monitoramento do El Niño registraram Temperatura da Superfície do Mar (TSM) bem acima da média na última semana, com a região do Niño 4, mais a oeste, registrando anomalia de +1.4°C, a Niño 3.4, região oficial de diagnóstico do ENOS, com anomalia de +2°C, o Niño 3 registrando o maior valor de anomalia, de +2.1°C, e o Niño 1+2, próximo a costa da América do Sul, registrando +1.5°C. O valor de +2°C de anomalia na região do Niño 3.4 classifica o atual evento como um El Niño de intensidade forte.

É interessante destacar que a região de máxima anomalia de TSM foi se alterando ao longo dos meses. A primeira região a se aquecer, em março deste ano, foi a região do Niño 1+2. Essa região se aqueceu rapidamente atingindo valores máximos de +3.5°C entre julho e agosto, enquanto as demais regiões iam se aquecendo gradualmente. A partir de setembro as anomalias do Niño 1+2 começaram a enfraquecer, enquanto as demais regiões continuaram se aquecendo. Isso mostra que a região de máxima anomalia de TSM tem se deslocado para oeste ao longo dos meses, mudando a “aparência” do El Niño.

O fenômeno El Niño é estabelecido oficialmente após o registro de anomalias positivas de TSM iguais ou superiores a +0.5°C na região do Niño 3.4 por, no mínimo, 5 trimestres móveis consecutivos.

As observações indicam agora que o El Niño não se intensificará muito mais, ficando com as anomalias em torno dos +2°C, ou seja, se mantendo na categoria de El Niño forte. Esses valores de anomalia têm se mantido nos últimos dias, inclusive chegaram a mostrar uma leve tendência de diminuição, ainda muito singela. Com isso, esse El Niño não ganhará o título de Super El Niño, mas conseguirá ficar no ranking dos 5 El Niños mais fortes, ficando entre os eventos de 1972/73 (+2.1 °C), 1982/83 (+2.2 °C), 1997/98 (+2.4 °C) e 2015/16 (+2.6 °C), de acordo com a NOAA.

Ao analisar as temperaturas do oceano nos níveis mais profundos do Pacífico Tropical, notamos que ainda existe uma área mais quente que o normal na porção mais central e leste, até 100 metros de profundidade. Porém, desde o final de novembro, uma bolha de águas mais frias começou a ganhar força na porção oeste do Pacífico Tropical, em níveis mais profundos, e na última semana essa bolha avançou para leste. A tendência é que essa bolha de águas frias se misture com as águas mais quentes na porção central/leste nas próximas semanas, e comece a enfraquecer as anomalias positivas de TSM.

Com isso, as previsões dos modelos já começam a indicar o enfraquecimento do El Niño nos próximos meses, com uma alta probabilidade do evento terminar no mês de abril de 2024!

Veja a matéria completa no Meteored.

Meteored

Deixe seu comentário