Compartilhe!

O Centro Brasileiro de Pesquisa da Cannabis Medicinal (CEBRAPCAM) recebeu a visita, nesta terça-feira (16), de representantes da Anvisa, da Agevisa Paraíba, do juiz federal da 14ª Vara de Patos, Dr. Thiago Ataíde, bem como de assessores e oficiais, para realizar a inspeção das instalações dos laboratórios, viveiro e equipamentos. A comitiva tambem recebeu esclarecimentos sobre o cultivo, extração, atendimentos e logística. A ação aconteceu na sede da associação que está localizada no município de São José de Espinharas, na Região Metropolitana de Patos.

O diretor presidente do CEBRAPCAM, o médico Eulâmpio Dantas, destacou a importância da inspeção para atender a legislação e iniciar os trabalhos locais.

“Foi uma visita bem proveitosa onde as autoridades puderam conhecer as instalações, inspecionar equipamentos para que entendam a relevância do trabalho que se desenvolve acerca dos fitofármacos e o nosso intuito de democratizar o tratamento e que os produtos estejam seguros para os nossos e nossas pacientes”, declarou.

Eulampio Dantas destacou ainda que durante o momento “foi feita uma explanação sobre o processo de cultivo e extração, dúvidas, bem como recebemos importantes orientações dos representantes federais”.

O corpo jurídico do CEBRAPCAM, representado pelo advogado Saulo Dantas, explicou todos os processos legais para o devido funcionamento. “Como dever, a associação, de uma forma legítima, enquanto uma organização que atende cerca de 400 famílias de forma direta e indireta faz esse trabalho para a sociedade civil organizada, fortalecendo assim os diretos humanos. A gente agradece a visita de inspeção e nós iremos continuar essa luta”, declarou o advogado.

Larissa Brito, assistente social e acolhedora, fez um destaque sobre a luta árdua para a construção de uma associação que mude, de fato, a realidade dos mais vulneráveis. “Tenho certeza que, ao final da inspeção, teremos muitas possibilidades. O sentido que damos a construção do CEBRAPCAM é a melhoria da qualidade de vida real das pessoas e isso sempre será o mais bonito!”

O Centro de Pesquisa e Estudos da Cannabis Medicinal tem como objetivos principais a construção de uma sociedade solidária, com redução das desigualdades sociais, o fortalecimento da agricultura familiar e agroecológica, a política pública de saúde e demais direitos sociais que são fundamentais para toda e qualquer pessoa que necessite e tenha indicação médica de tratamento à base de compostos derivados da Cannabis.

Inclusão social

A associação busca ainda garantir, consolidar e expandir a inclusão social, respeitando os direitos humanos dos/as pacientes de Cannabis Sativa L. Medicinal, nas suas diversas expressões, na busca pela criação de uma cultura acolhimento, autonomia e superação dos preconceitos enraizados, infelizmente, na nossa sociedade, garantindo assim a convivência saudável e aceitação incondicional dos/as pacientes por parte de todas as pessoas e segmentos sociais.

Políticas públicas de inclusão

Promover a educação, disseminação de conhecimentos populares e sistematizados acerca do uso medicinal da Cannabis, são pontos prioritários. Sendo assim, a consequente conscientização da sociedade quanto ao acesso, benefícios e possibilidades terapêuticas decorrentes da utilização do potencial medicinal da Cannabis. O Centro busca ainda atuar, por conta própria, ou, em parcerias com entidades da sociedade civil organizada (nacionalmente e internacionalmente) bem como junto ao Poder Público.

Ouça o áudio do médico Eulâmpio Dantas, diretor presidente do CEBRAPCAM:

Assessoria

Deixe seu comentário