Compartilhe!

A Secretaria de Saúde de São Mamede, por meio da Vigilância Municipal de Epidemiologia, informou que 100% do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi imunizado. Desse modo, o município ultrapassou a meta que seria de 90%, vacinando mais de 2.500 pessoas do grupo de risco.

Esse ano, o cronograma de vacinação começou mais cedo, em 23 de março, e foi prorrogado para até o dia 30 de junho. Segundo a vigilância, o período mais alongado contribuiu para o bom êxito da campanha, além do apoio dos agentes comunitários de saúde e dos vacinadores.

A vacina da gripe não imuniza contra a Covid-19. Mesmo assim, a vigilância concluiu que a pandemia teve influência na procura de todos os grupos prioritários pela dose. E destacou que os idosos foram os únicos a receberem a vacina em casa.

Confira os públicos-prioritários da campanha:

  • 1ª Fase – idosos e trabalhadores da saúde;
  • 2ª Fase – profissionais das forças de segurança e pacientes com doenças crônicas;
  • 3ª Fase – pessoas com deficiência, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e mães no pós-parto (até 45 dias); professores e os adultos de 55 a 59 anos de idade.

Em relação ao controle do Cartão Vacinal, a vigilância argumenta que a pandemia provocou o atraso de algumas vacinas. Como, por exemplo, a Meningocócica ACWY para adolescentes de 11 a 12 anos. E as doses da HPV, que geralmente são aplicadas nas escolas com autorização dos pais.

A ideia é dar continuidade à demanda, tendo em vista a estabilidade de casos da covid e a volta gradual das atividades. Para isso, os agentes de saúde e vacinadores estão preparando novo cronograma de vacinação.

Assessoria 

Deixe seu comentário