Ricardo Lewandowski (Foto: STF)
Compartilhe!

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, acaba de autorizar a abertura de inquérito sobre o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O pedido de apuração foi feito no último sábado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, para saber se o ministro pode ser responsabilizado criminalmente pelo colapso no sistema de saúde de Manaus, capital do Amazonas.

Agora foi estabelecido um prazo de 60 dias para a conclusão da investigação. Lewandowski também permitiu que a Polícia Federal tome o depoimento de Pazuello cinco dias depois de sua intimação, podendo combinar local, dia e hora.

“Atendidos os pressupostos constitucionais, legais e regimentais, determino o encaminhamento destes autos à Polícia Federal para a instauração de inquérito”, escreveu o ministro do STF.

A apuração foi solicitada à PGR pelo partido Cidadania, que apontou omissão de Pazuello no caso.

Com base em documentos do próprio Ministério da Saúde, a legenda disse que o ministro sabia, com ao menos 10 dias de antecedência, que a rede hospitalar no Amazonas poderia entrar em colapso com o crescimento expressivo de casos do novo coronavírus (Covid-19) desde dezembro.

O PGR só resolveu solicitar a apuração depois de pressão interna no Ministério Público Federal (MPF). No começo, a procuradoria divulgou uma nota afirmando que caberia ao Legislativo responsabilizar o presidente Jair Bolsonaro pela direção no combate à pandemia.

Depois das cobranças do MPF, a PGR pediu o inquérito sobre o ministro da Saúde no último sábado, porém Bolsonaro foi poupado. No pedido foi citado a recomendação e a distribuição, pela pasta, de hidroxicloroquina, para o tratamento precoce da doença na população de Manaus.

MBL News com O Antagonista

Deixe seu comentário