Compartilhe!

O empresário José Marcondes Fernandes, de 54 anos, aclamado pela população de Mãe d’Água, na Região Metropolitana de Patos, como a mais nova liderança política do município, aceitou o convite para disputar o cargo de prefeito nas eleições municipais deste ano. A confirmação foi feita durante uma confraternização de moradores da zona rural realizada no último sábado (20), no Sítio Angélica, que já foi propriedade da ex-vereadora Carmita Dantas (in memoriam) cujo nome foi dado à sede da câmara municipal. “Não tinha essa pretensão, mas, compadecido com a triste situação de grande parte da população, principalmente da zona rural, não podia fugir desses problemas provocados pela má gestão do dinheiro público”, considerou o empresário, bastante aplaudido pelos presentes.

Desafios

Ainda durante sua fala, Marcondes, que é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), ressaltou a importância da união de todos e das dificuldades que o futuro gestor enfrentará para reconstruir o município. “Apenas um pequeno grupo que se locupleta do poder é beneficiado por essa gestão, enquanto grande parte da população, sobretudo a que vive no campo, sofre com a falta de políticas públicas que possam garantir a permanência dos trabalhadores na zona rural”, lamentou. “Na cidade, as pessoas mendigam por atendimento de saúde. A educação é um desastre e falta políticas que possam gerar emprego e renda para os desempregados. Não fossem os programas de transferência de renda do presidente Lula, as pessoas estariam passando fome”, lembrou.

Investimentos

Há cerca de um ano Marcondes chegou à Mãe d’Água para conhecer uma propriedade rural que ele havia adquirido através de um leilão virtual. “Na verdade eu comprei essa propriedade acreditando que ela ficava na região de Mãe d’água de Coremas. Depois procurei na cidade de São Domingos e só depois de ligar pra o leiloeiro foi que descobri que se tratava da cidade de Mãe d’Água”, relatou o Senhor das Terras, como é chamado na cidade. Após constantes visitas, Marcondes foi estreitando laços com os moradores da zona rural, onde adquiriu outras propriedades. O empresário aposta no turismo rural e, para garantir o sucesso de seus empreendimentos, está investindo na construção de açudes. “Mãe d’Água precisa fazer jus ao seu nome e nós, através da iniciativa privada, já estamos fazendo a nossa parte. Agora falta o Poder Público fazer a sua parte e construir reservatórios, como barragens. Rios e riachos para encher esses mananciais, não faltam. Tá faltando compromisso com a população que em tempos de estiagem é abastecida por carro-pipa. Isso é inadmissível em uma cidade com tanto potencial hídrico”, afirmou.

Apoios

Desde que chegou ao município, Macondes vem somando um grande número de apoiadores ao projeto de reconstrução de Mãe d’Água. Além de lideranças comunitárias, no campo político ele já conta com 5 dos atuais 9 vereadores; da ex-candidata a prefeita Josefa Lopes Pereira (Neguinha) e de lideranças políticas do Grupo Tota, que administrou a cidade por 50 anos. “Sozinho ninguém vai a lugar nenhum. Todos são importantes nesse processo de união e reconstrução”, pontuou o Senhor das Terras.

Assessoria
Fotos: Neto Filmagens

Deixe seu comentário