Compartilhe!

Um dos desafios enfrentados pelos programas de controle da dengue é a questão das pendências, que ocorrem quando os agentes de combate às endemias encontram imóveis fechados ou proprietários que se recusam a permitir a entrada para inspeção.

Em situações onde há a presença de doenças ou ameaças à saúde pública, como epidemias de dengue, é responsabilidade do município tomar medidas para controlar a disseminação dessas doenças. Uma dessas medidas pode ser o acesso forçado a residências, quando a colaboração dos proprietários não é obtida.

No entanto, em Patos, o coordenador da Vigilância Ambiental Municipal, José Júnior de Medeiros, esclareceu que atualmente não há uma base legal que permita aos agentes de endemias entrar em residências sem autorização. Ele destacou que, embora não haja essa regulamentação em Patos, o controle do mosquito Aedes aegypti tem mantido a cidade em uma situação aceitável em relação ao risco de epidemias de dengue.

Medeiros ressaltou a importância das medidas preventivas, como a eliminação de água parada em recipientes que possam servir de criadouros para os mosquitos. Ele também encorajou os cidadãos a entrarem em contato com a Vigilância Ambiental Municipal de Patos para obterem informações sobre possíveis criadouros, através do número de WhatsApp: (83) 98887-7476.

A cidade continua atenta às necessidades de regulamentação nesse sentido, porém, até o momento, não houve a demanda urgente para tal medida.

Para mais informações e dúvidas sobre a prevenção da dengue, os residentes de Patos podem entrar em contato com a Vigilância Ambiental Municipal através do número de WhatsApp fornecido.

Deixe seu comentário